Searching

5 de junho de 2012

Observações sobre o conto "O Indiferente", de Marcel Proust


por Olívia Lima

Resumo: Madeleine de Grouves é uma das mulheres mais lindas, elegantes, charmosas e educadas de Paris. Pertencente à alta sociedade parisiense da época, suas qualidades e atributos são vistos por todos, inclusive por ela mesma. Madeleine apaixona-se por Lepré, homem também da alta sociedade, por quem ela nutre fortes sentimentos. Entretanto, Lepré não corresponde seu amor, nem sequer tem iniciativas que mostrem que a moça é importante para ele, fato que traz grande sofrimento e tristeza para Madeleine.


Dados biográficos do autor: escritor, critico e ensaísta, Marcel Proust nasceu em Auteuil, França, em 1871, mas viveu a vida toda em Paris. Dono de uma saúde frágil desde criança,  cresceu cercado de cuidados. Ingressou na Faculdade de Direito da Sorbonne, mas abandonou o curso para se dedicar à literatura e seu primeiro trabalho conhecido foi a revista Le Banquet, fundada em 1892. Foi grande frequentador dos salões aristocráticos de Paris, que inspiraram muitos dos temas de seus livros. Faleceu aos 51 anos, por causa de complicações com uma forte bronquite.

Recursos do estilo criado pelo autor: O escritor expõe uma narrativa bastante descritiva; descreve os ambientes, os personagens e seus devaneios. O foco se mantém nas emoções e fluxos de pensamento da personagem principal, aspectos que o autor apresenta detalhadamente e de maneira muito bem escrita ao leitor.

Observações sobre procedimentos de elaboração da linguagem da obra: a narrativa é centrada no amor inalcançável, permeado pelos costumes e acontecimentos da alta sociedade parisiense, características que o autor descreve minuciosamente, por meio do uso de muitos adjetivos e advérbios, de modo que o leitor consiga imaginar os personagens e captar seus pensamentos de maneira quase precisa.

Contexto social e histórico do tema referido no texto lido: França do século 19 e início do 20; período de declínio da aristocracia francesa e começo dos movimentos modernistas nas artes e literatura.  

Autores contemporâneos: Franz Kafka, Fernando Pessoa, Virgina Woolf.

Situe a obra entre outras do mesmo autor:  Proust fazia traduções e escrevia artigos para jornais, sempre abordando a vida mundana, tema recorrente em suas obras, desde Os prazeres e os dias, reunião de contos e poemas, até Em busca do tempo perdido, considerada a obra mais célebre de Proust, que foi publicada entre 1913 e 1927, em sete volumes, sendo que alguns deles foram publicados em partes: No Caminho de Swann, À Sombra das Raparigas em Flor, O Caminho de Guermantes (1 e 2), Sodoma e Gomorra, A Prisioneira, A Fugitiva e O Tempo Redescoberto.
 Outras de suas obras são: Crônicas (1927
), Jean Santeuil (obra póstuma de 1952)
 e Contra Sainte-Beuve (ensaio póstumo de 1954). 

Citações:
“ Buscava compensar com o sorriso afetuoso e a dureza que lhe parecia implícita nessa licença. Essa dureza, porém, relacionava-se apenas ao desejo violento que tinha de retê-lo ao azedume de sua decepção.” (página 249)

“Ele não era mais o déspota único e absoluto de seus sonhos e sim apenas um visitante agradável.” (página 254)

Nenhum comentário:

Postar um comentário